Cidade do interior do Paraná é uma das 7 mais inteligentes do mundo, ao lado de países como EUA e Taiwan

Assaí conquistou mais um reconhecimento internacional quando o assunto são as cidades inteligentes. O município do interior do Paraná, com 15 mil habitantes, está entre as sete comunidades mais inteligentes do mundo de acordo com o ranking internacional do Intelligent Community Forum (ICF).

Curitiba, capital do estado, também recebe o reconhecimento internacional pelo quarto ano consecutivo. O Paraná é o único estado brasileiro com cidades indicadas no ranking, emplacando dois municípios de uma só vez.

Entre as demais selecionadas ao redor do mundo estão Coral Gables (Flórida, EUA), Durham e região (Ontario, Canadá), Fredericton (New Brunswick, Canadá), Hilliard (Ohio, EUA) e o Condado de Yunlin (Taiwan).

Aliança com grandes empresas, aposta em capital humano e construção de valor coletivo. Esses são dois dos principais elementos responsáveis por transformar uma pequena cidade do interior do Paraná em um dos casos mais bem-sucedidos de aplicação de tecnologia para cidades inteligentes em todo o mundo. O município de Assaí é hoje um exemplo bem acabado de integração tecnológica e é uma das Smart Cities em ascensão no cenário nacional.

“A premiação é emblemática, pois estamos colocando no mapa uma cidade de colonização japonesa, de menos de 15 mil habitantes, como um exemplo de governança pública e de práticas de inovação. Esta prêmio é muito relevante, trazendo uma representatividade não só para Assaí, mas para todas as cidades pequenas”, comemorou Igor Oliveira, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Assaí.

“Depois do reconhecimento do Sebrae, e agora com a premiação do ICF, nós consolidamos um marco histórico. Este reconhecimento vem por conta da geração de talentos, de novos ambientes promotores da inovação, a nossa condução da educação, com uma fotografia ampla, levando esta imagem todo o mundo”, completa.

O resultado foi anunciado na manhã de quarta-feira (19/6) em Nova Taipé (Taiwan), durante o fórum NTPC Smart City 2024. As sete comunidades finalistas de 2024 terão seus modelos de desenvolvimento econômico, social e cultural na era digital apresentados durante o ICF Summit, em Barcelona (Espanha), em novembro, quando será anunciado o nome da comunidade mais inteligente do mundo deste ano. A premiação reconhece ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural.

O Top7 foi escolhido a partir de uma seleção prévia, o Smart21, divulgado em fevereiro pelo ICF com a lista das 21 comunidades mundiais mais inteligentes do mundo.

Fonte: Gazz Conecta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *